A importância da nutrição para um melhor desempenho nas atividades físicas
De acordo com Sizer e Whitney (p.02, 2003), nutrição é o estudo dos nutrientes presentes nos alimentos e no corpo; ás vezes, também o estudo dos comportamentos humanos relacionados à alimentação.
De acordo com Cuppari. L (p.65, 2012), nutrição é a ciência que estuda os alimentos,seus nutrientes, bem como sua ação, interação e balanço em relação a saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.
De acordo com Borsoi (pág. 09, 2004), nutrição é o processo de retirar do meio ambiente os alimentos necessários para sustentar o organismo, tanto pela assimilação das substâncias essenciais quanto pela eliminação daquelas que não podem mais ser aproveitadas.
De acordo com Mcardle, Katch.I, Katch.L (seção 1, 1981), a nutrição e a fisiologia do exercício compartilham um elo natural. A nutrição apropriada constitui o alicerce para o desempenho físico; proporciona o combustível para o trabalho biológico e as substâncias químicas para extrair e utilizar a energia potencial existente dentro desse combustível.
Percebe-se que os renomados autores relatam a nutrição como o estudo dos nutrientes presentes nos alimentos, tendo como função uma melhora na qualidade de vida. Os nutrientes extraídos da alimentação são essenciais para a prática da atividade física, conforme retrataremos no tópico a seguir.
- OS PRINCIPAIS NUTRIENTES PARA A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA
No corpo, nutrição e atividade física andam de mãos dadas. O trabalho do corpo exige todos os três nutrientes produtores de energia para abastecer a atividade: Carboidratos, lipídeos e proteínas contribuem todos para o combustível do corpo. A atividade física, por sua vez, beneficia a nutrição do corpo ajudando a regular o uso dos combustíveis, mantendo a composição corporal em nível magro e aumentando a cota diária de calorias, e com mais calorias chegam mais nutrientes e outros constituintes