Manutencao em Sistemas de abastecimento de Agua
Manter um sistema de distribuição de água eficiente e confiável é essencial para uma infraestrutura básica sólida. Os recursos públicos, cada vez mais escassos, e o envelhecimento dos sistemas de abastecimento de água tornam a manutenção de grande importância.
As equipes de manutenção tem como objetivos principais evitar a paralisação do abastecimento assim possibilitando o pleno funcionamento dos equipamentos. Para isso ser possível a manutenção deve ser programada, seguindo um plano elaborado com intervalos de tempos difinidos, reduzindo assim as falhas , essa é a manutenção preventiva.
Com base em programações, modificações de desempenhos, sistemas, detecção de falhas e correções de falhas, as manutenções programadas ainda podem ser preditiva, detectora, corretiva e corretiva planejada. Visando a economia, muitas empresas adotaram o conceito da Manutenção Produtiva Total, onde alguns serviços de manutenção são de total responsabilidade dos operadores do equipamento. Ficam de responsabilidade da equipe, as inspeções, revisões e reparos.
No Brasil, existe uma perda de grande quantidade de água nos processos de tratamento e distribuição, além dos desperdícios domésticos e públicos. Entretanto, vários programas tem sido elaborados em beneficio do uso racional da água. Esses programas tem como objetivos mudar o hábitos das pessoas e contando com a tecnologia, busca desenvolver equipamentos que consumam cada vez menos água.
Os benefícios desses programas são muitos, como maior oferta da água para atender mais pessoas e redução de investimentos. O uso racional da água vem sendo desenvolvido em vários locais, principalmente onde tem um numero maior de pessoas, e o retorno tem acontecido de forma bem rápida.
Um outro conceito a ser levado em consideração é a reutilização da água, que tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da