Engenharia sanitaria
A notória carência do Brasil em serviços de saneamento básico trouxe a necessidade de um estudo aprofundado sobre a qualidade da saúde da população, trazendo consigo a importância de novos profissionais para atuar na área e assim foi surgindo o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.
1.1 Conceitos Básicos
Para a população em geral á relação diária entre as condições da saúde, saneamento ou falta de saneamento e a qualidade de vida traz um quadro, que muitas vezes insatisfatório e até mesmo precário ao o seu destino final, que é a qualidade com que o serviço deveria atender ao ser humano. O serviço básico sanitário.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde OMS- a notória carência do Brasil por serviços de qualidade pode ser melhor entendida a partir da conceituação a seguir.
SAÚDE: “Estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”.
SAÚDE PÚBLICA:
“Ciência e arte de promover, proteger e recuperar a saúde através de medidas de alcance coletivo e de motivação da população”.
SANEAMENTO:
“Controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem, ou podem exercer, efeitos nocivos sobre seu bem estar físico, mental e social(saúde)”.
Saneamento é, portanto, o conjunto de ações sobre o meio ambiente( Controle Ambiental ), com o objetivo de proteger a saúde do homem.
POLUIÇÃO: Qualquer alteração das características químicas, físicas ou biológicas do meio ambienta, causada por qualquer forma de substância ou energia.
CONTAMINAÇÃO
Introdução no meio ambiente de qualquer produto ou organismo vivo em concentrações nocivas à vida animal e vegetal.
Acrescente-se a esses conceitos a importante diferença entre Poluição e Contaminação e pode ser depreendida a partir do que define a lei 6838/81
● POLUIÇÃO: É a degradação da qualidade ambiental