engenharia sanitaria
O sistema de distribuição é composto por dois conjuntos de unidades: Reservatórios e Redes de Distribuição, O reservatório pode ser posicionado de forma a suprir as horas de maior consumo e ainda contribuir para diminuir os custos com a rede de distribuição. Os reservatórios permitem a continuidade do abastecimento quando é necessário interrompê-lo para manutenção em unidades como captação, adução e estações de tratamento de água. Podem também ser dimensionados para permitir o combate a incêndios, em situações especiais, em locais onde o patrimônio e segurança da população estejam ameaçados.
A reserva de equilíbrio Reservar água para atender o sistema nos períodos em que as vazões de adução (suprimento ao reservatório) são inferiores às vazões de consumo, e a localização dos reservatórios de distribuição pode influenciar nas condições de pressão da rede, principalmente, reduzindo as variações de pressões, Esses reservatórios são classificados quanto a posição em relação ao terreno, posição em relação a rede, quanto a sua forma e quanto os seus materiais de construção.
Quanto a localização na rede, eles são classificados como montante, jusante e intermediário, e em relação ao terreno, são classificados como elevado, enterrados, semienterrados e apoiados.
Os reservatórios podem ser construídos em diversos materiais: alvenaria, concreto, aço, fibra de vidro, madeira. O mais frequente no Brasil ainda é o emprego de concreto armado. No entanto, é importante salientar, que é sempre possível buscar uma solução simplificada que atenda às orientações técnicas e que ao mesmo tempo diminua os custos com a construção de um reservatório. Dependendo de sua localização e arquitetura, os reservatórios podem se constituir em marcos referencial da cidade, harmonizando-se com a paisagem urbana. Rede de distribuição de água
A rede de