A SAÚDE OCUPACIONAL DO TRABALHADOR EM TELEATENDIMENTO

17053 palavras 69 páginas
LEGALE – CURSOS JURÍDICOS
MONOGRAFIA
A SAÚDE OCUPACIONAL DO TRABALHADOR
EM TELEATENDIMENTO
EDINEIA CLARINDO DE MELO
São Paulo
2009
A SAÚDE OCUPACIONAL DO TRABALHADOR EM TELEATENDIMENTO
Monografia apresentada como exigência para obtenção do Título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pelo convênio Unisal/Legale, sob a orientação do prof. Marco Antonio Silva de Macedo Junior.
EDINEIA CLARINDO DE MELO
São Paulo
2009
RESUMO
MELO, E.C.D. Saúde ocupacional do trabalhador em teleatendimento, 2009. Monografia, (Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho). Convênio Legale/Unisal, São Paulo, 2009.
O objetivo deste trabalho, será um maior conhecimento das doenças ocupacionais que mitigam a vida dos trabalhadores de teleatendimento e as medidas preventivas que podem ser adotadas para reduzir a ocorrência das doenças ocupacionais em trabalhadores desse setor pois trata-se de uma população majoritariamente composta de mulheres e jovens, acarretando o não desenvolvimento profissional e até mesmo o não aproveitamento destes trabalhadores em decorrência da invalidez provocada pelas doenças ocupacionais tais como LER/DORT, PAIR, problemas nas cordas vocais, depressão, gastrites, entre outras. Como este setor profissional tem crescido nos últimos anos e apesar de ser regido por normas próprias, inclusive com jornada de trabalho diferenciada, Normas, Portarias e Leis que determinam como o empregador deve dirigir esta prestação de serviços, na práticas estas tem sido ineficazes na proteção do trabalhador, a visão que será dada é justamente auxiliar e orientar para que cada profissional possa garantir a proteção efetiva a este trabalhador em face das moléstias as quais está exposto e o desempenho profissional eficaz do mesmo.
Palavras-chave: Saúde ocupacional, Operador de teleatendimento, LER/DORT, doenças associadas.
SUMÁRIO

Relacionados