A importancia da alimentação antes da prática de atividades físicas
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO ANTES DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Helaine Jordão Vilela – helainejordao@gmail.comAcadêmica do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo-ES
Érica Sartório Bindaco – ericacusc@gmail.comProfessor Orientador
Curso de Graduação em Nutrição
Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo – 2014
Introdução
Sabe se que o ganho de massa muscular tem estreita relação com a predisposição genética e o treinamento realizado, considerando volume, intensidade, duração, intervalo, velocidade e frequência do exercício praticado. No entanto, um melhor desempenho na realização de exercícios físicos de intensidade pode ser atingido adotando-se uma alimentação adequada quanto à quantidade, qualidade e horário da ingestão, aliada a uma reposição hidroeletrolítica antes, durante e após o treino (ADAM et al, 2013). Em contrapartida, um consumo alimentar incorreto inibe a performance e prejudica a saúde. Porém, nem sempre há preocupação com uma alimentação adequada, seja por falta de informação ou orientação incorreta.
Ainda segundo Adam et al (2013), percebesse que o conhecimento de nutrição em jovens é melhor nos atletas e frequentadores de academias do quem relação aos não praticantes de atividades físicas. No entanto, as informações a respeito de nutrição, alimentação pré treino e atividade física são geralmente fornecidas por pessoas que nem sempre habilitadas em nutrição esportiva, criando tabus e dependendo de como são interpretadas, podem levar a um consumo dietético inadequado.
É comum que amigos, treinadores e preparadores físicos façam recomendações nutricionais baseadas sem seu feeling em “experiência”. Este é um problema complexo, porque os atletas frequentemente tem ou tiveram informações incorretas ou inadequadas sobre hábitos alimentares saudáveis (MCARDLE, 2008).
Segundo BACURAU (2009), nota se que há uma necessidade crescente de orientação e educação em