A Importância da Música no comportamento humano
OBJETIVO
Desacelerar o pensamento, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, desenvolver o prazer de ouvir, despertar a criatividade, educar a emoção.
METODOLOGIA
Serão utilizados durante esta dinâmica os seguintes procedimentos: Os indivíduos participantes receberão uma folha de papel com dois espaços pré-definidos (anexo) para a criação de um desenho qualquer antes e depois de ouvir uma faixa musical com o intuito de avaliar os dois momentos distintos, o primeiro sem nenhuma preparação emocional e o segundo após a audição da faixa musical. Em seguida cada indivíduo externará sua experiência para o grupo.
JUSTIFICATIVA
Desde os tempos remotos a música faz parte da vida da humanidade, seja em celebrações, festas, dor ou alegria sempre há em nossa mente uma trilha sonora para decorar esses momentos particulares. Os efeitos da música têm sido registrados em diversas culturas. No entendimento chinês, por exemplo, a música tem efeitos que passam despercebidos pelas pessoas, daí sua importância no ambiente. A importância da música está na mente daqueles que a ouvem. Por isso o que importa são as emoções que a música desperta, é a loucura ou a calma que uma música nos pode trazer, ou quem sabe, a ajuda que determinada música nos dá para nos lembrarmos de um momento importante da nossa vida. Acima de noções de gosto pessoal, ou tendências culturais, a música representa um poder que já era conhecido das sociedades mais antigas. Platão disse, conforme relatado em sua obra “República”: “Deixem-me compor a música de um país e não me preocuparei com quem faça as suas leis.” Ele propunha um governo musical. Mesmo na época dele, este não era um conceito novo, já que há mais de mil anos antes de Cristo, os imperadores chineses faziam anualmente um festival de música, para o qual vinham artistas e conjuntos de todas as províncias do país. Ouvindo a música das