competitivos no mercado
Esse contexto exige novas abordagens nos campos da organização, onde o elemento humano se constitui como importante vantagem para o alcance da competitividade, produtividade e excelência das economias.
As pessoas constituem o desafio crucial e a vantagem competitiva que representa o algo mais que uma empresa pode oferecer ao mercado. Assim, as pessoas podem tanto constituir o problema, como a solução. São elas que fazem a diferença e personalizam distinguindo a empresa de todas as demais. Pelo importante papel das pessoas para as organizações é que a área de gestão de pessoas se torna estratégica nas empresas.
Segundo Fidelis e Banov (2006) “o objetivo da área de Recursos Humanos é avaliar o grupo de trabalho como ferramenta de sustentação dos objetivos organizacionais, e o indivíduo como parceiro importante dessa engrenagem do processo produtivo e social”. Para esses mesmos autores, o desempenho é a abordagem necessária como instrumento de decisão estratégica e que é preciso criar indicadores de desempenho que comparem momentos diferentes de comportamentos e tarefas, valorizando uma avaliação com dimensões maiores, que possibilite a construção de uma gestão dasrelações capital x trabalho e um melhor desempenho coletivo. Assim, os gestores da área de gestão de pessoas se responsabilizam por desenvolver políticas e técnicas que melhorem o desempenho dos colaboradores e em consequência o desempenho organizacional. Um dos processos, de grande importância, utilizados para planejar, organizar, liderar, controlar e aperfeiçoar o desempenho humano e, em consequência, garantir o desempenho desejado da empresa, é a gestão de desempenho, abordada como tema deste trabalho.
A importância do tema se mostra por sua