o mercado competitivo
PROFESSOR MARCIO SOUZA DE VARGAS
O Mercado competitivo
Adrielly Padilha de Oliveira
Porto Alegre, 11 de Abril de 2014.
Respostas:
1- Receita total da empresa seria dada pelo total produzido e vendido vezes o preço da venda. RT= PxQ.
2- Receita média da empresa é dada pela divisão da receita total pela quantidade produzida e vendida. Rme= RT/q
3- A receita marginal é a variação na receita total decorrente do acréscimo de uma unidade no produto vendido. E o custo marginal é o acréscimo no custo total resultante do acréscimo de uma unidade da produção. Isso significa que o custo marginal corresponde ao custo adicional em que incorre ao produzir-se mais uma unidade de produto.
4- Porque não existem lucros adicionais que possam ser obtidos com a variação do nível de produção. Se Rmg= Cmg, a próxima unidade produzida não gerará variação no lucro.Quando a Rmg é maior que Cmg, a próxima unidade produzida gerará aumento no lucro. Quando o Cmg é maior que a Rmg, a próxima unidade produzida gerará diminuição no lucro.
5- CTme= custo/quantidade. É o custo por peça. Isto é, (custo zero)
6- No longo prazo, a empresa saira do mercado se a receita obtida com a venda de seus produtos é menor que que seus custos totais, ou seja, P < Cme.
7- No longo prazo a empresa entrará no mercado se a receita obtida com a venda de seus produtos é maior que seus custos totais. P > Cme.
8- No curto prazo, os custos variáveis são decisivos para as empresas.No curto prazo, qualquer ponto na curva de oferta abaixo da curva de custo veriável médio, a empresa terá prejuizo. No longo prazo a empresa sai do mercado se a receita que obteria com a produção é inferior aos custos totais. O processo de entradas e saídas só terminará quando o preço e o custo total médio forem iguais. Com o mercado tentando se equilibrar, ao longo prazo terá lucro economico zero. Com isso, as