Mercados não competitivos
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CCT
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – LEPROD
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CAÍQUE DE ALMEIDA MALAFAIA SOUZA
BRUNO VIEIRA JALLES
introdução à economia: Mercados não competitivos
CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO – UENF
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CAÍQUE SOUZA
BRUNO VIEIRA
introdução à economia: Mercados não competitivos
Trabalho apresentado para a conclusão da disciplina Introdução à economia para Engenharia, do Curso de Engenharia de Produção do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Docente: Alcimar das Chagas Ribeiro
CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
Julho de 2012
1- INTRODUÇÃO
Em economia, concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objetivo para o seu negócio : lucros, vendas e/ou quota de mercado, utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda. É um estado dinâmico de um mercado que estimula as empresas a investir e a inovar com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento ótimo dos recursos escassos disponíveis.
Sendo assim, no decorrer deste trabalho, abordaremos sobre mercados não competitivos, de modo a discorrer sobre a dinâmica envolvida no processo de compra e venda, bem como caracterizar diferentes tipos de mercados e suas respectivas formas de concorrência existentes.
2- CONCORRÊNCIA IMPERFEITA
Os mercados não perfeitamente competitivos, são aqueles nos quais o produtor ou os produtores são grandes o