Analise de Mercados competitivos
9.1 – Avaliação de ganhos e perdas resultantes de políticas governamentais: Excedentes do consumidor e do produtor.
Um limite de preço imposto pelo governo faz com que a quantidade demandada de determinada mercadoria aumente e a quantidade ofertada diminua. O resultado é a dificuldade de se encontrar o produto, ou seja, constatamos que há excesso de demanda.
Nosso metodo consiste em calcular as variações ocorridas nos excedentes do consumidor e do produtor resultantes da intervenção. Nos capitulos anteriores vimos que o excedente do consumidor mede o beneficio liquido agregado obtido pelos consumidores em um mercado competitivo. No capitulo 8 vimos de que modo o excedente do produtor mede o beneficio liquido agregado dos produtores.
Revisão dos excedentes do consumidor e do produtor
Em mercados não regulamentados e competitivos, consumidores e produtores compram e vendem conforme o preço demercado que prevalece. Mas lembre-se de que, para alguns consumidores, o valor da mercadoria excede tal preço de mercado, o que significa que eles estariam dispostos a pagar mais por ela caso fosse necessário. O excedente do consumidor é o benefício total, ou valor total, que os consumidores recebem além daquilo que pagam pela mercadoria.
O excedente do produtor é uma medida semelhante no que se refere aos ganhos dos produtores. Muitos estão produzindo unidades a um custo semelhante ao custo de mercado. Outras unidades poderiam ser produzidas por um preço abaixo do mercado, essas poderiam ser vendidas e produzidas se o preço de mercado fosse menor. Quem produz portanto, desfruta de um benefício, um valor excedente, decorrente das vendas dessas unidades. Para cada uma delas, esse valor é a diferença entre o preço de mercado e o custo marginal da produção.
Aplicação dos conceitos de excedentes do consumidor e do produtor
Com base nos excedentes do produtor e do consumidor, pode-se avaliar os efeitos de bem-estar