mercado competitivo
A teoria da competição perfeita pressupõe explicitamente a ausência de barreiras à entrada ou saída de novos paarticipantes do setor. Com livre entrada, a ocorrência de lucros econômicos positivos atrai novas empresas para o setor, o que desloca a curva de oferta para a direita, causando a queda do preço de equilíbrio do mercado e, portanto, a redução dos lucros. A entrada de novas empresas cessará apenas quando os lucros econômicos tiverem sido totalmente eliminados, caracterizando, assim, um equilíbrio em que todas as empresas auferem lucro zero.
4. Qual a diferença entre lucro econômico e excedente do produtor?
O lucro econômico é a diferença entre a receita total e o custo total, enquanto o excedente do produtor é a diferença entre a receita total e o custo variável total. A diferença entre lucro econômico e excedente do produtor é, portanto, o custo fixo de produção.
5. Por que as empresas entram em um determinado setor quando sabem que no longo prazo seu lucro econômico será zero?
A obtenção de lucro econômico positivo no curto prazo pode ser suficiente para incentivar a entrada em um setor. A ocorrência de lucro econômico zero no longo prazo implica retornos normais para os fatores de produção, incluindo o trabalho e o capital dos proprietários da empresa. Suponha o caso de um pequeno empresário cujo negócio apresenta lucro contábil positivo. Caso o lucro seja igual ao rendimento que o proprietário poderia obter em outra atividade, possivelmente assalariada, ele será indiferente entre permanecer no negócio ou abandonar as atividades.
6. No início do século XX, havia muitos pequenos fabricantes de automóveis nos Estados Unidos. No final existiam apenas três grandes empresas automobilísticas. Suponhamos que essa situação não tenha sido resultado da falta de regulamentação contra os monopólios por parte do governo federal.