Esportes e administração esportiva
2 O QUE É ESPORTE?
“Conjunto de exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos, cuja prática obedece a certas regras precisas e sem fim utilitário imediato.”
Todavia, segundo Parks e Zanger (1990), o termo engloba atividades esportivas que possam ser contadas, ou seja, possam fazer parte de uma competição.
3 ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA
O conceito de administração esportiva pode ser definido como toda e qualquer atividade, indivíduo ou negócio que estejam atrelados a algum evento esportivo.
No processo de administração esportiva, estudar-se-á com maior ênfase o marketing esportivo, o qual pode ser estudado sob duas diferentes óticas: sob a prisma das entidades ou sob a prisma dos fãs, torcedores e consumidores. Enquanto no primeiro serão analisadas o processo pelo qual “se suprem necessidades e desejos de entidades esportivas através da troca de produtos e valores com seus mercados”, o segundo trata do “processo pelo qual os indivíduos e grupos têm seus desejos e necessidades atendidas por meio de transações com o fim de lhes trazer satisfação.” (CARDIA, p. 22, 2004)
1 ENTENDENDO A INDÚSTRIA ESPORTIVA
“Indústria do esporte é um mercado no qual os produtos oferecidos aos compradores relaciona,-se a esporte, fitness, recreação ou lazer e podem incluir atividades, bens, serviços, pessoas, lugares ou idéias.” (PITTS; STOTLAR, p. 5, 2002). Dessa forma, pode-se concluir que faz parte da indústria esportiva tudo aquilo relacionado aos itens citados anteriormente, variando de revistas, acessórios especiais, eventos, instalações, brindes, entre outros.
A indústria do esporte está sujeita a diversos fatores que influenciam o seu crescimento e desenvolvimento. Ao analisar e compreender com eficiência e eficácia tais fatores é possível elaborar estratégias que levem os profissionais de marketing esportivo ao sucesso. Segundo Pitts (1993), os principais agentes são:
Tabela 2: Fatores no