Trabalho Metodologia PDF
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
A influência da música nas pessoas e em seu comportamento: será possível utilizá-la como instrumento pessoal e organizacional a fim de melhorar a qualidade de vida e de produção?
Agnes Nogueira Canciam
Luísa Teodosio Valério Gomes
Piracicaba
2014
1
Resumo
O
crescimento
da
economia
capitalista
competitiva
causou
subsequentes impactos nas estruturas das organizações, pois uma empresa é composta de pessoas, e essas pessoas estão vulneráveis a sofrer disfunções psicológicas, como o stress, devido ao excesso de exigências. Por isso, muitos estudos vêm sendo feitos a respeito da música, do comportamento com relação à mesma, de terapias baseadas na arte, dentre outros. Então, este estudo se baseia em pesquisas e artigos já escritos e que buscaram concretizar ao menos parte do conhecimento sobre isso. Principalmente, o estudo buscar entender de maneira mais completa as relações existentes entre a música e as características humanas, inclusive das influências que ela causa nas emoções das pessoas e no seu cotidiano. Para isso, foram feitas entrevistas com trabalhadores de uma empresa a fim de observar o comportamento destes no ambiente de trabalho e relacionar esse dado com seus hábitos relacionados à arte e à música. Por fim, concluiu-se que os hábitos artísticos e principalmente musicais estão intrinsecamente conectados com as emoções vividas dentro e fora do ambiente de trabalho, como também com as características e personalidades individuais.
Palavras-chave: música, comportamento, organização, musicoterapia.
2
Abstract
The growth of competitive capitalist economy caused a sequence of impacts on organization’s structures because a company is composed by humans and humans are vulnerable to suffer psychological dysfunctions like stress caused by the excess of demand. Therefore, many studies have been done about how music relates to human behavior, therapies based on art and
others.