RESUMO DO LIVRO
CURSO: Segurança do Trabalho
PROFESSOR (A): Natalia Dias
ALUNO: Rodrigo dos Santos Gaia
TURMA: 32ª
Resumo do capitulo (Exposição a substancias tóxicas no trabalho)
EXPOSIÇAO AO CHUMBO
O chumbo foi um dos primeiros metaismanipulados pelo homem e é até hoje largamente utilizado. Inumeros trabalhos cientificos já foram ralizados para estudar seus efeitos.
O chumpo pode ser encontrado na forma organica e na inorganica em diversos compostos. Na forma orgânica, os mais importantes são o chumboetraetila e o chumbotetrametila. Na forma inorgânica, temos óxido de chumbo (pigmento branco ou alvaiade), o sulfato de chumbo (pigmento branco-acinzentado), cromato de chumbo (pigmento amarelo), o arsenato e o acetato de chumbo. Ultilizados em inseticidas, entre outros. Os compostos de chumbo penetram no organismo por via respiratória, digestiva e cutânea, sob a forma de vapores, fumos, poeiras, névoas ou alimentos contaminados.
Sintomas de intoxicação e diagnóstico
Os sintomas de intoxicação pelo chumpo estão relacionados com o depósito nos tecidos moles, particulamente no tecido hematopoético, e no figado e nos rins.
O chumbo depositado nos tecidos duros, por estar muito úmido, não produz dano imediato, mas pode comportar-se como um depósito potencialmente tóxico, servindo de fonte de chumbo para os tecidos moles. Seu principal efeito tóxico ocorre no tecido hematopoético. Sua presença altera a produção de blóbulos vermelhos, sendo a anemia a principal consequencia.
Quando afeta o sistema nervoso central, ocorrem encefalopatias; são casos graves, raros, devidos a lesões vascularese neuronias. Quando afeta o sistema nervoso periférico, ocorrem desmielização e degeneração dos nervos, que geram paralisias. Os rins sofrem lesões que se tornam irreversiveis depois de alguns anos de exposição. O coração, os vasos sanguíneos e a glândula tireoide são afetados. Pode também romper a barreira placentária, provocandoo