A importância da logica para a filosofia
A Filosofia começa com o conhecimento do mundo. A Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento, suas aplicações vão além dos limites de qualquer disciplina. Fundada por Aristóteles no séc. V a. C. Seu objetivo é estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados. A lógica em Aristóteles tinha a finalidade de apresentar a validade do argumento.
Na Filosofia, a Lógica tem grande importância, pois os filósofos procuram a verdade, como a lógica, e consideram aquilo que é verdadeiro universalmente. A lógica desempenha dois papéis na filosofia: clarifica o pensamento e ajuda a evitar erros de raciocínio. Ela também permite criticar os argumentos, problemas e teorias dos filósofos. Para encontrar a verdade, a lógica se utiliza de raciocínios, ou seja, argumentos formados por duas premissas e uma conclusão.
Segundo Tomás de Aquino: ‘’O estudo da filosofia não é para se saber o que os homens pensaram, mas o que é a verdade das coisas."
Em uma conversa, onde você raciocina e tem a certeza do que está dizendo, com um argumento correto, a lógica ajuda muito como defesa e ataque na discussão, mesmo não garantindo que a conclusão seja verdadeira. Ela analisa bem os argumentos, e enquanto as provas não forem solucionadas, o argumento não pode ser concluído. A Lógica é o raciocínio da certeza, uma confiança cega ao raciocínio proposto por não haver mais que um opção correta.
O papel da lógica na filosofia torna-se manifesto quando se compreende que, os filósofos procuram bons argumentos para defender as suas idéias. Mas para que um argumento seja bom é necessário que seja válido. E é a lógica que ajuda a determinar se um dado argumento é ou não válido. Os argumentos são elaborados com o propósito de convencer, há argumentos incorretos que convencem e argumentos que parecem corretos não nos convencerem. ‘‘O argumento é uma coleção de