A importancia da Filosofia no Ensino Superior
FILOSOFIA E A FORMAÇÃO UNIVERSITARIA
UM BREVE ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR
Artigo cientifico, visando atestar a importância da filosofia na universidade, da Universidade Estadual do Piauí, Campus Clovis Moura
Orientador: Dr. Francisco Antônio de Vasconcelos
Teresina
2013
Introdução
Sempre existiu uma discussão, envolvendo a filosofia, sobre as suas aplicações práticas, ou sobre o exagero na importância atribuída a esta. Mas, não seria a filosofia realmente tão importante quanto se pensa que ela é? O artigo a seguir pretende explicar, utilizando exemplos aplicados, a importância da filosofia no âmbito universitário atual. Isso será feito através da explanação do pensamento de alguns autores e onde suas ideias são uteis à sociedade. Existem, pois, dúvidas sobre a eficácia da filosofia como matéria formadora profissional. Dúvidas, essas, que serão respondidas a frente.
Responder tais dúvidas é importante para provar, aos que não se interessam por filosofia, o quanto o estudo dos pensamentos é importante, de modo que em alguns momentos será possível sair de suas aplicações somente cientificas e falar, também, de sua importância social. Mais precisamente, na formação de um cidadão.
Visando melhor apresentar o tema, o artigo foi dividido em três tópicos: A importância de Aristóteles nos diversos estudos; Ética e Moral na formação de um profissional; Metodologia, Objetivo e Referencial Teórico. Tudo isso objetivando mostrar o papel da filosofia na atualidade, mais precisamente, seu papel na formação universitária.
A importância de Aristóteles nos diversos estudos
A filosofia, de certe maneira, pode ser aproveitada por qualquer pessoa, pois, ela é o estudo do pensamento; algo que todos nós fazemos. Isso não seria diferente no ensino superior. Na verdade, praticamente todos os cursos abordam a filosofia. Isso ocorre basicamente porque um dos objetivos de uma universidade é formar, também, um