A Importancia do estudo da Logica
1. Avaliação de Argumentos
Uma razão muito simples para estudar Lógica é o facto de nos mais diversos domínios e a propósito das coisas mais díspares fazermos inferências e argumentos. Embora haja muitas coisas sobre as quais raciocina que são triviais e sem importância e em que, se não souber o que decidir ou se se enganar, não virá grande mal ao mundo, outras há em que isso pode ter, pelo menos para si, consequências desagradáveis.
Mas não se limita a raciocinar e a fazer argumentos. Como vive em sociedade, está constantemente sujeito aos raciocínios e aos argumentos de outras pessoas, quer essas pessoas sejam amigos ou familiares com quem contacta diariamente quer sejam pessoas que não conhece pessoalmente e que, por intermédio da rádio e da televisão, das revistas, dos jornais e dos livros, lhe dão a conhecer as suas ideias, procuram que tome determinadas decisões ou que realize determinadas acções. Também neste caso pode ter dificuldade em decidir ou enganar-se. E, também neste caso, isso pode ter ou não consequências importantes. Um anúncio televisivo pode levá - lo a comprar e usar calças de uma dada marca, sem que daí resulte nada de grave para si (apenas para a carteira dos seus pais), mas o discurso dos políticos, por exemplo, pode deixá - lo confuso ou levá - lo a fazer opções que mais tarde lamente.
Enfim, seja argumentando consigo mesmo para tomar uma decisão seja apreciando os argumentos das outras pessoas, pode enganar-se e esse engano ter sérias consequências. Tem, por isso, todo o interesse em não cometer erros quando argumenta e avalia argumentos.
Esta é uma primeira e importante razão para que estude Lógica. Não que se não estudar lógica sejas incapaz de raciocinar correctamente ou que se a estudar se torne, só por isso, capaz de não cometer