O PRINCÍPIO DO PENSAMENTO LÓGICO
OBJETIVO GERAL
Esse trabalho tem como objetivo apresentar o que é a lógica, seu surgimento, suas modificações ao longo da história, suas regras e princípios básicos e sua importância.
O PRINCÍPIO DO PENSAMENTO LÓGICO
A palavra lógica vem do grego “logos”, uma palavra que pode ser traduzida como razão, discurso ou linguagem. A partir desta palavra deriva o verbo “leigein”, que significa colher, reunir, juntar, calcular ou ordenar.
É neste sentido que se insere a lógica, denotando uma relação entre a linguagem e o conhecimento, pensando o rigor e precisão do discurso lingüístico que expressa o conhecimento.
Não existe um consenso quanto à definição de lógica. Alguns autores definem-na como o estudo dos processos válidos e gerais pelos quais atingimos a verdade, outros como a ciência das leis do pensamento, ou somente como o estudo dos princípios da inferência válida. Esta pluralidade de definições dá-nos conta da diversidade de estudos que são abrangidos pela Lógica.
A lógica surgiu na Antiguidade Grega, os sofistas e também Platão se preocuparam com questões lógicas, mas foi Aristóteles (séc.IV a.C.) quem sistematizou e construiu a lógica que conhecemos hoje. Para a história da filosofia, Aristóteles é considerado o pai da lógica, porém o termo, lógica só passou a ser utilizado no século II a.C., quando filósofos estóicos passaram a adotar a palavra como centro do seu pensamento. Foi desenvolvida por ele para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e