Português
CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA
MACEIÓ
Abril -2013
KÁTIA RAMOS GUIMARÃES LIMA
COERÊNCIA, COESÃO E NORMAS GRAMATICAIS
Trabalho apresentado ao Professor José Luís Stabile, da disciplina Comunicação e Lin - guagem, do curso de Gestão Financeira.
MACEIÓ
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal, compreender e distinguir coerência e coesão, como também entender as normas gramaticais.
Descrição da atividade:
1) Na Unidade 2 (ZAMPRONEO, 2012), foram tratados texto, coerência e coesão. A inteligibilidade do texto depende da coerência e da coesão. O texto coerente não apresenta contradição nas ideias expostas. Além disso, deve haver interação entre emissor e receptor, pois, na elaboração/interpretação do texto, é necessário o compartilhamento de conhecimento entre produtor e receptor, o que implica, também, conhecimento de língua e de mundo, inferências, intertextualidade, fatores pragmáticos, interacionais e contextuais.
Por sua vez, a coesão é "a forma como os elementos lingüísticos presentes na superfície textual se interligam, se interconectam, por meio de recursos também lingüística de modo a formar um tecido (‘tessitura’), uma unidade de nível superior à da frase, que dela difere qualitativamente" (KOCH, 2004, p. 35).
Da coesão depende a ligação dos sentidos isolados, para evidenciar a estruturação da sequência superficial do texto, sem perder de vista o todo e a intenção com que se produz esse