Resenha critica
CURSO DE DIREITO
RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO XIII , O PROCESSO JUDICIAL PODE ESTAR SENDO UMA FORMA DE MANUTENÇÃO DO CASAL DO VÍNCULO DO CASAL?
Obra coletiva, Organizadores: David E. Zimerman - Antonio Carlos Mathias Coltro. Aspectos Psicológicos na Prática Jurídica - 3ª edição. Terceira edição de obra coletiva. Revista, atualizada e ampliada. Organizada por David Zimerman e Antônio Carlos Mathias Coltro. Reúne 47 especialistas das áreas de Direito e Psicologia em 58 capítulos que analisam sob o enfoque interdisciplinar a dimensão psicológica e emocional na aplicação do Direito.
O assunto do texto do capítulo a ser abordado, propõe instigar a reflexão sobre o estudo de uma realidade complexa, relativa às novas configurações dos vínculos familiares e das possibilidades de conflitos inerentes a situação do desejo do término definitivo dos vínculos que de alguma forma ligam um determinado casal e dos sentimentos desencadeados a partir deste desejo de separação e que mesmo que inconscientemente interferem na procura de uma solução definitiva e satisfatória perante a uma demanda judicial. É mostrado de forma bem explicativa no texto, desde como o vínculo se entende pelo autor e também quais são os tipos, sendo eles os vínculos de Amor, de Ódio, de Conhecimento e de Reconhecimento.
No vínculo do amor fala-se sobre as formas de amor e onde começa a relação de um casal que pode gerar distintas formações vinculares, que com todas suas formas e aspectos podem se fazer estáveis, variando como é normal ao decorrer do tempo e das circunstâncias, mas criando um vínculo amoroso construtivo como também estar apenas tentando seguir com uma relação que tem como destino um processo judicial.
O vínculo do ódio o qual é visto normalmente apenas como destrutivo, pode ser enxergado como sendo necessário para a vida e ser vista como um fator