A importância da Liderança
Daiana Scalco¹
Palavras-chave: Liderança, motivação, treinamento e resultados.
A liderança é reconhecida como essencial a todo o tipo de organização humana, seja na família, na comunidade, nas relações sociais, porém há maior destaque e preocupação quando se tratam de organizações empresariais, que envolvem pessoas, economia e negócios. Desde os primeiros conceitos de Administração nas Teorias de Taylor e Fayol destaca-se a importância da liderança, seja explícita ou implicitamente.
Visando atrair e reter os melhores talentos, as organizações voltam-se a atender as necessidades propostas por Maslow, além das fisiológicas e de segurança, pois boa remuneração e condições físicas não são suficientes para assegurar a permanência dos melhores profissionais e o alcance dos resultados, percebe-se que a liderança tem papel fundamental na formação de equipes e na realização da estima dos indivíduos. Por isso da frequente capacitação dos profissionais, desenvolvendo suas habilidades através de treinamentos.
O desenvolvimento de lideranças em empresas de médio porte é enfatizado no chão de fábrica, pois o grande desafio dos líderes é manter a qualidade, produtividade e baixo custo, através do engajamento das pessoas. Líderes apenas com amplo conhecimento de operações não são capazes de atingir os objetivos, é necessário que haja um conjunto de conhecimentos, técnicos, comportamentais, habilidades capazes de desenvolver pessoas e engajá-las no processo. Conforme afirmou Chiavenato (1994) na sua definição de Liderança –influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo de comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos.
A partir destes conceitos e através da investigação teórico-empírica, definiram-se as principais características e habilidades de liderança que devam compor o perfil do líder de unidades de produção e sua evolução através do treinamento interno