A importância da liderança nas organizações
INTRODUÇÃO
Com a globalização, as organizações têm sido alvo de intensas transformações, que passam por uma reestruturação nos processos produtivos e uma reavaliação cuidadosa dos modelos tradicionais de gestão.
Os antigos modelos de gestão não mais atendem eficientemente ao ambiente competitivo das atuais organizações, levando-as a transformações que provocam rupturas e mudanças nas suas filosofias gerenciais e em meio a esse ambiente, a liderança é um elemento de vital importância ao sucesso de qualquer organização.
A liderança é um tema importante e desafiador e, abrange variáveis tais como poder e autoridade, características pessoais de líderes e liderados, relações interpessoais, poderes atribuídos aos cargos, necessidade de alcançar objetivos corporativos e um conjunto de competências desejadas e necessárias para o seu exercício.
Os líderes dentro de uma organização são o elo primordial, que interfere no desempenho da mesma; eles são identificadores e comunicadores de valores coletivos, asseguram recursos para as pessoas internamente e ouvem a maior parte do tempo, pois são modeladores e defensores de culturas voltadas para o desempenho.
O fator liderança tem como vantagem competitiva essencial do futuro, a importância e a responsabilidade pelo desenvolvimento de uma visão condizente com a realidade das organizações, pela criação de estratégias para implementar essa visão, pela comunicação efetiva e eficaz dessa visão no sentido de conquistar adeptos a ela, pela delegação de poder às pessoas que estão ao seu redor e, pelo depósito de confiança nas pessoas para que possam criar e implementar essa visão.
Diante desta exposição, esse trabalho tem como objetivo mostrarmos de forma sucinta, a importância da liderança nas organizações, ressaltando os seguintes pontos: conceito de liderança; diferença entre liderança e gerência; estilos de liderança; papel e importância do líder na vida das pessoas e