TERCEIRO SETOR
Andrea Fernandes
1- Sabemos, após o estudo deste capítulo, que o terceiro setor, se legitimou no Brasil, porém, existe uma grande barreira para sua maior aplicação: a mão de obra qualificada. O que é necessário para que o profissional esteja seguro para atuar no terceiro setor?
R: No terceiro Setor o administrador tem grande possibilidade de carreira, nesse tipo de organização. Para uma profissional se sentir seguro ao atuar na carreira é indispensável ter um quadro de funcionários altamente qualificados e competentes, além de administrar da melhor forma possível os recursos financeiros disponíveis, deve ter também eficiência, eficácia e efetividade, assim vai garantir o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações, tendo isso como base e se sentindo seguro. Além desses comportamentos deve ter um perfil bem definido que exige conhecimentos administrativos do terceiro setor;
- Capacidade de gestão de projetos;
- Ética na capacitação e utilização dos recursos;
- Amplo conhecimento do cenário brasileiro e do local onde seu projeto será desenvolvido;
- E por último, porém não menos importante VONTADE DE AJUDAR!
Dessa maneira o administrador ou qualquer profissional que queira atuar neste mercado, irá encontrar maiores facilidades de ser contratado, devido ao crescimento do setor, e terá remuneração adequada e compatível com o que o mercado oferece.
2- Nos noticiários não é raro escutarmos que uma ONG desviou verbas recebidas de patrocinadores e principalmente de órgãos públicos não realizando questões sociais a que se propunham. O que seria necessário para que realmente todas as ONGs cumpram sua missão enquanto correspondente social de seus patrocinadores?
R: Como as ONGs estão se expandindo cada vez mais, a circularização de recursos financeiros obviamente que vem evoluindo também, e conforme todo o tipinho brasileiro vai haver criaturas que além de não contribuir fingem em ajudar e só querem roubar a verba que