A importância da interação para o desenvolvimento sócio – cultural do aluno.
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
DAIANY OLIVEIRA RAMOS ALVES
a importância da interação para o desenvolvimento sócio – cultural do aluno.
Caiapônia/GO
2011
DAIANY OLIVEIRA RAMOS ALVES
a importância da interação para o desenvolvimento sócio – cultural do aluno.
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Psicologia da Educação
Prof.Carlos Eduardo
Caiapônia/GO
2011
1 - Introdução:
O presente estudo justifica-se em razão da importância do tema para a educação infantil, tendo como objetivo discutir assuntos concernentes à construção do conhecimento, considerando os aspectos históricos, filosóficos e psicológicos. Far-se-á uma análise sobre a teoria histórico-social de Vygotsky, abordando a necessária e importante interação da criança com o meio social, bem como tecer alguns comentários sobre a linguagem, meio primordial para o aluno conseguir interagir e se desenvolver social e culturalmente. Importante salientar que o presente trabalho acadêmico não pretende esgotar o tema, procura tão somente acrescentar pequena contribuição para a sua compreensão, discussão e desenvolvimento.
2 – Desenvolvimento cognitivo segundo Vygotsky:
Segundo o pensamento de Vygotsky não é possível haver desenvolvimento se o indivíduo vive isolado, ou seja, para desenvolver-se é preciso interagir, trocar idéias, compartilhar conhecimentos. E isso, conquista-se usando a importante ferramenta da comunicação, isto é: a linguagem.
Neste sentido Rafael Bianchi Silva, discutindo a teoria do Vygotsky, esclarece:
“Um dos aspectos importantes