A importância da história da educação para o trabalho dos futuros pedagogos
Para os futuros pedagogos saber da importância da história da Educação é tão fundamental quanto saber o presente desta. Pois é através dela que se formarão profissionais atentos as mudanças.
Segundo Antônio Nóvoa “Há uma inflação de métodos, técnicas, reformas e tecnologias”, e que é preciso estarmos atentos a essas novidades, ainda segundo ele a História da Educação é um dos meios mais eficazes para promover a “consciência crítica”, pois quando analisamos a história sabemos ou podemos apontar onde foi que uma determinada ação que acontece hoje na história esteve presente, se originou ou foi transformada a partir dela. Nosso presente é fruto do nosso passado.
Entendendo o processo educativo no decorrer do tempo e analisando as mudanças que o homem provoca e sofre no meio onde vive, saberemos apontar o que é essencial para a e educação. A História é o instrumento que possibilita entender, problematizar e interpretar essas ações e geralmente é favorável para compreendermos as mudanças na sociedade. Vivemos em um mundo onde pessoas buscam sua sobrevivência e vão em busca de sua identidade. Sob uma visão de conjunto da História da Educação, objetiva-se conduzir os futuros pedagogos à aquisição de conhecimentos e modos de entendimento da realidade educacional.
Conhecer a História da Educação é viver o presente e preparar para o futuro, com orientação e discernimento.
Referências
Antônio Nóvoa, Apresentação da coleção dos livros de Maria Stephanou e Maria Helena Câmara Bastos (org.), Histórias e Memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes,