A importância da história da educação para o trabalho de futuros pedagogos.
Vivemos uma época marcada pela globalização e por uma descontrolada circulação de ideias e conceitos e, ao mesmo tempo, por um crescimento de identidades locais, étnicas, culturais ou religiosas.
A história da educação é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem e de mundo. História da Educação contribui na formação de um professor com visão crítica da educação constituída por meio da análise do processo histórico, visto na sua dimensão dinâmica e transformadora.
É preciso nos atualizarmos de acordo com as mudanças no mundo. A história da educação é baseada em estudos de longa data, que é preciso ser considerado para que os professores tenham um alicerce na prática de ensinar. Por meio da história da educação compreendemos as memórias e tradições existentes para saber quem somos e quem fomos.
Precisamos estudar o passado para saber com era a educação e oque mudou. Sabendo de onde veio e de como era a educação saberemos para onde vai e a importância de suas mudanças. É por meio da reflexão sobre a educação no passado que o indivíduo consegue compreender a educação atual e contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento de um sistema educacional mais voltado para a realização humana.
A história visa ajudar as pessoas e comunidades a darem um sentido ao seu trabalho