A importância da História da Educação para o trabalho dos futuros pedagogos
. A Importância da História da Educação O eixo acerca da história e da pedagogia passa por reflexões sobre teorias que têm por objeto a ação humana.
A história é dada como a interpretação ativa, transformando o homem através do tempo. A pedagogia parte da teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural (Aranha, 1996). Segundo Aranha (1996), a partir das relações que se estabelecem entre si os homens criam padrões de comportamento, instituições e saberes, o que lhes permite assimilar e modificar os modelos valorizados em uma determinada cultura.
Portanto, é a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para sua sobrevivência. Esse processo, no entanto, não é isento de distorções. Nas sociedades tribais a cultura global é transmitida de maneira informal pelos adultos, dessa forma atinge todos os indivíduos. Nas sociedades mais complexas, com o passar do tempo, a educação formal assume um caráter intelectualista, cada vez mais distanciado da atividade concreta, destinando-se apenas à elite.
As demais classes têm preterida a sua formação, pois a elas é destinado o trabalho braçal (Saviani, 2008). Ao longo dos tempos operou-se uma profunda transformação metodológica na pesquisa histórico-educativa, levando a uma radical mudança de orientação. A história da pedagogia no sentido próprio nasceu entre os séculos XVIII e XIX e desenvolveu-se no decorrer deste último como pesquisa elaborada por pessoas diretamente ligadas a escola, empenhadas na organização de uma instituição cada vez mais central na sociedade moderna.
A história da pedagogia nasce com uma história ideologicamente orientada, que valoriza a continuidade dos princípios e dos