Estrutura Educacional
Este trabalho busca conhecer e compreender a estrutura educacional.
A escola como instituição surgiu a partir da educação dos homens livres (Paidéia) e dos escravos (Duléia), na Grécia. Após o surgimento das instituições escolares, viu-se a necessidade de organização do ensino, com base em leis e orientações.
Com enfoque nessa organização, por meio de pesquisa bibliográfica, a partir da obra de autores como Dermeval Saviani, José Libâneo, entre outros que poderemos refletir e buscar respostas para entender as principais questões que nortearam o trabalho. São elas: A origem da estrutura educacional no Brasil, os órgãos que constituem a estrutura educacional, a importância da estrutura no sistema educacional e o reflexo da estrutura educacional na sociedade brasileira.
Somente com base nessas respostas é que podemos pensar em que tipo de educação se tem, qual seria a ideal e que alunos estamos formando e que formação se quer para os alunos do futuro.
A origem da estrutura educacional no Brasil
De acordo com Saviani (2008, p.208-9) a origem a instituição escolar se desenvolveu na Grécia como “Paidéia1”, era a educação dos homens livres, e em “duléia”, como a educação dos escravos. Na idade média as escolas trouxeram fortemente a marca da igreja católica na educação. Pensar em uma educação baseada em uma concepção marxista é pensar no princípio do trabalho. O modo capitalista provocou mudanças na educação confessional e colocou em posição central o protagonismo do Estado, forjando a idéia da escola pública, universal, gratuita, leiga e obrigatória, passando por diversas alterações.
A hipótese de Oliveira (2004, p.945) incide em que da mesma forma como faltou no Brasil um movimento social que buscasse a criação de um ethos científico, o mesmo ocorreu para a constituição de um sistema de educação pública no Brasil, de caráter laico e universal.
Bordignon (2005, p.4) descreveu a Lei de Diretrizes e Bases de 1996