Resumo do filme estomago e relação com a filosofia
TRABALHO DE FILOSOFIA APLICADA A GASTRONOMIA
Curso de tecnologo em Gastronomia
Prof. Ludimila Ramos Carvalho
Integrantes do grupo:
Antonio Claudio Cassino
Daniel Luiz Cardoso
Kaique Vinicius
Rodrigo Moraes
São Paulo, 25 de Março de 2013
Resumo do Filme Estomago.
O filme Estomago é a história de Raimundo Nonato, um migrante nordestino, que se torna um cozinheiro com dotes muito especiais, ele nem sabia que tinha essa aptdão. Trata de dois temas universais: a comida e o poder. Mais especificamente, a comida como meio de adquirir poder.
Apesar das dificuldades, Nonato continua a buscar do melhor para si, mesmo nas condições mais adversas e surpreendentes possiveis.
Aprende a profissão de cozinheiro, em um buteco, na qual se desenvolve como cozinheiro com a produção de coxinhas e pasteis, la conhece uma prostituta e passa a ter um relacionamento com ela, pagando os “serviços” dela com comida, após um tempo ele recebe uma melhor oportunidade de trabalho em um restaurante italiano e torna-se amigo do dono do restaurante e este ensina Donato a cozinhar varios pratos. Sua vida se complica ao fragar seu chefe e amigo com sua "namorada".
Ele mata os dois e vai preso, na cela se sobre sai dos demais presos por ter essa abilidade na cozinha, passando a ser o cozinheiro da cela, mas o chefe de cela é um sujeito violento e folgado, então Donato o envenena e assume o comando da cela.
Sobre a filosofia do filme ele aborda poder e gastronomia.
Desde quando o homem aprendeu a cozinhar que a comida é motivo de demonstração de poder e riqueza, na idade media os reis e nobres se esbaldavam em grandes banquetes, quanto mais comida havia nesses banquetes mais status tinha o rei ou os nobres.
Hoje em dia a midia aborda também essa relação, poder e comida, nos comerciais, nos filmes e em varios programas de tv, relacionando comida com poder ou “seria viver bem”. Também ditando padrões de beleza e forma fisica.
Um bom exemplo de de