PRECONCEITO: UMA ANÁLISE SOBRE O TEXTO “A DIFERENÇA E A MÍDIA”, DE MUNIZ SODRÉ
Muniz Sodré é um pesquisador brasileiro no campo da comunicação e do jornalismo e já publicou centenas de livros e artigos na área de comunicação. No seu texto “A diferença e a Mídia” ele trata do preconceito e sua perspectiva na mídia.
Para compreender o preconceito é necessário entender o conceito de atitude. A atitude é um sistema relativamente estável de organização de experiências e comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular. Para cada atitude existe um conceito racional e cognitivo – crenças e idéias, valores afetivos, que levam as tendências comportamentais.
Preconceito: S.M. “Opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém cujo teor é construído a partir de análises sem fundamentos, sendo preconcebidas sem conhecimento e/ou reflexão; prejulgamento. Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. Repúdio demonstrado ou efetivado através de discriminação por grupos religiosos, pessoas, ideias; pode-se referir também à sexualidade, à raça, à nacionalidade etc.; intolerância. Comportamento que demonstra esse repúdio. Convicção fundamentada em crenças ou superstições; cisma.” (Definição dicionário).
O preconceito é uma atitude negativa que o individuo está predisposto a sentir, pensar e direcionar-se de forma negativa a determinado grupo. O preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais. Crenças preconceituosas são sempre estereótipos negativos.
Racismo: S.M. “Reunião dos conceitos que determina a existência de uma hierarquia entre etnias e/ou raças.”
“Sistema doutrinário ou político que estabelece a exaltação de uma raça, em detrimento das demais; sistema que afirma a superioridade de um grupo racial relativamente aos outros, preconizando, em particular, o isolamento destes no interior de um país (segregação racial) ou até visando ao extermínio de uma minoria: racismo anti-semita dos nazistas.”
“Preconceito