A influencia do capitalismo na escolha profissional
Ao analisarmos este assunto de uma forma um pouco mais detalhada podemos citar como exemplo as tribos indígenas onde as funções eram divididas entre todos os membros da tribo, as mulheres não realizavam os mesmos serviços que os homens ,os serviços das mulheres a maioria das vezes era cuidar da plantação ,da oca e dos filhos. Enquanto cabia aos homens buscar os alimentos para alimentar a tribo ,isto é ,a caça e a coleta As crianças convivendo deste ambiente aprendiam as profissões dos pais ,os meninos iam aprendendo a fabricar e a manusear as armas, em contrapartida as meninas iam aprendendo o serviço da mãe. E assim sucessivamente sendo passado de geração em geração.
Já nas famílias rurais eles produziam tudo para o seu próprio sustento,paltavam verduras,e craiavam animais,e da mesma maneira que os indígenas transmitiam a profissão aos fillhos as famialias da zona rural faziam da mesma maneira.
Nestas épocas citadas acima não havia a preocupação em escolher qual profissão seguir,isto é,não havia está reflexão,era algo “automático”,no caso dos índios as gerações futuras continuariam seguir as profissaoes do passado como modo de manter os costumes e de preservar a aldeia, já no outro caso as profissões eram transmitidas as outras gerações nas ,os filhos aprendiam e tinham como objetivo continuar a profissão do pais e assim a profissões eram transmitidas sem muitos questionamentos.A família servia ela própria como grupo profissional.
Com a transição para o capitalismo faz com que o trabalho emigre da esfera particular para esfera publica, os indivíduos não trabalham apenas para o auto sustento de sua família,e passa agora a receber uma remuneração,isto