Relatório de fito
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: Fitopatologia
PROFESSOR: Rute Terezinha da Silva Ribeiro
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº4
1. Qual a importância da Agrobacteriam tumafaciens na Fitopatologia?
Agrobacterium tumefacis é o agente causal da galha da coroa (formação de tumores) em mais de 140 espécies de dicotiledôneas. Agrobacterium tumefaciens é um alphaproteobacterium da família Rhizobiaceae , que inclui os fixadoras de azoto de leguminosassimbiontes . Ao contrário dos simbiontes fixadoras de nitrogênio, os tumores produzidos são patógenos e não beneficiam as plantas.
2. Qual a sua atual classificação taxonômica?
Reino: Bactérias
Filo: Proteobactérias
Classe: Alphaproteobacteria
Ordem: Rhizobiales
Família: Rhizpbiaceae
Gênero: Agrobacterium
Espécie: Agrobacterim tumefaciens
3. Qual a sua importância para Biotecnologia? O Agrobacterium tem mecanismos que lhe permitem detectar uma ferida numa planta, aproximar-se dela e transferir para as células vegetais uma porção de DNA, em cadeia simples e protegida por proteínas bacterianas, que se integra no núcleo da célula vegetal, restaurando a dupla cadeia, e que vai comandar na planta uma série de acontecimentos proveitosos para a bactéria. As alterações verificadas são o crescimento de um tumor (causado pela produção de hormonas pelo tecido infectado) e a síntese de compostos dos quais a bactéria se alimenta (fontes de carbono e azoto) – as opinas.
4. Qual a importância do Pythium sp. para o produtor de hortaliças de forma hidropônica? O patógeno pertence à classe dos Oomicetos e à família Pythiaceae. Atualmente não é mais considerado um fungo, estando incluído no reino Straminipila. A exemplo de outras espécies do gênero,é altamente destrutivo, sendo de difícil controle após seu estabelecimento no ambiente hidropônico. Oomicetos do gênero Pythium sp. Causam tombamento de