Relatório saída de campo- CMA
EN2137 – Caracterização de Matrizes Ambientais
Relatório – Saída de Campo (Parque do Pedroso)
Michele Monteiro Balduino RA: 11080208
Santo André – SP
Agosto de 2013
Sumário
1. Introdução
2. Objetivo
3. Materiais e Métodos
3.1 Área de estudo
4. Resultados e Discussões
5. Conclusões
6. Referências Bibliográficas
1. Introdução
A caracterização físico-químico da água é de extrema importância já que apresenta quantitativamente e também qualitativamente informações a respeito da potabilidade, eutrofização, contaminação de um corpo hídrico.
Ao realizar a caracterização é necessário definir quais parâmetros serão analisados, já que existem alguns parâmetros que são coletados e já analisados no local- as chamadas medidas In Situ, enquanto que outros parâmetros deverão ser analisados posteriormente em laboratório,pois dependem de equiapamentos e técnicas que não são compatíveis com a saída de campo – medidas Ex Situ.
Em relação as medidas In situ pode-se falar da transparência, turbidez, condutividade elétrica, pH e do oxigênio dissolvido.
A transparência está relacionada com a quantidade de luz que entra na água, isto está intimamente relacionado com a quantidade de luz que é refletida, refratada, dependendo dos seus processos de absorção e dispersão que, por sua vez, são influenciados por partículas em suspensão e pelas próprias moléculas da água,tendendo a uma extinção. O instrumento utilizado para realizar a medição é o Disco de Secchi[1]
A turbidez pode ser definida como o oposto da transparência do ponto de vista óptico, está relacionada com a matéria em suspensaão presente na água, materiais que não estão dissolvidos na água e que a sua presença aletra as propriedades físicas da água. O tamanho das partículas em suspensão varia desde grosseiro ao colóide, dependendo do grau de turbulência. A presença destas partículas