Resumo do capilo 21 do livro de Ana Bock
1504 palavras
7 páginas
A ESCOLHA PROFISSIONAL TAMBÉM TEM HISTÓRIAA ideia de que o indivíduo escolhe sua ocupação ou profissão a partir das condições sociais em que vive e também em função de seus interesses e dons nem sempre existiu. Teve início quando se instalou o modelo de produção capitalista. Antes do capitalismo a ocupação de um indivíduo vinha de berço. Os servos teriam filhos e netos sempre servos. Os senhores sempre senhores. No capitalismo um indivíduo liberta-se desse laço. Nada mais é determinado naturalmente. O filho do operário não será obrigatoriamente um operário. Desde que se esforce, estude, trabalhe e lute, seu destino está nas suas mãos, como nos faz crer a ideologia do capitalismo.
A ESCOLHA COMO MOMENTO DECISIVO
O momento da escolha profissional é importante para o jovem, pois é um momento de conflito e é um momento de escolha de um futuro profissional, que ocupará a maior parte do tempo de sua vida. No entanto, não podemos considerar que o futuro de uma pessoa dependa exclusiva ou principalmente de sua opção profissional e, tampouco, que a escolha de uma profissão não possa ser, a qualquer momento alterada. A construção de um futuro é resultado da combinação de uma série de fatores, dentre eles a escolha de uma profissão. Assim, podemos dizer que a escolha profissional é um fator importante, mas não exclusivo na construção de um futuro.
OS FATORES QUE INFLUEM NA ESCOLHA PROFISSIONAL
Esses fatores estão em permanente interação e é exatamente esta combinação entre elesque caracterizam o quadro geral da escolha profissional.
CARACTERISTICAS DA PROFISSÃO
1 – Mercado de trabalho
É a venda e compra da força de trabalho. Quando o mercado de trabalho de uma determinada profissão está saturada, está-se querendo dizer que o número de profissionais é maior que o número de empregos.
Quando acontece essa retração do mercado, ha um aumento dos requisitos necessários para a ocupação do cargo.
Outro fator que acompanha o aumento da oferta de mão