Farmacia
Turma: 20
1. Como surgiu na história a preocupação com a escolha profissional?
Antes do capitalismo, o indivíduo tinha sua ocupação determinada pelos laços de sangue, sua ocupação vinha de berço. No capitalismo o indivíduo liberta-se dos laços de sangue. Agora, ele precisa vender sua força de trabalho para sobreviver.
2. A escolha profissional é a escolha mais importante que o indivíduo faz para a construção de seu futuro? Por quê?
Sim. Pois é um momento de conflito e é um momento de escolha de um futuro profissional, que ocupará a maior parte do tempo de sua vida.
3. Por que a sociedade culpa o indivíduo por suas escolhas fracassadas?
Nossa sociedade e sua ideologia responsabilizam o indivíduo por suas escolhas, camuflando todas as influências sociais determinantes de sua opção. Fica assim sobre os ombros do jovem a responsabilidade de, seus interesses e possibilidades, realizar sua escolha profissional.
4. Por que em nossa sociedade é difícil compatibilizar a satisfação pessoal com a satisfação material?
O indivíduo, quando vende sua força de trabalho, sabe que terá de obedecer e trabalhar da maneira como o comprador (seu patrão) estabelecer e desejar. Sabe que terá de abandonar seus projetos para executar o projeto do patrão, recebendo, assim, o salário que garantirá seu sustento. Boa parcela da sociedade não trabalha com o que gosta e sim com aquilo que irá lhe dar o conforto que o individuo deseja.
5. Discuta a frase: “A vocação do ser humano é exatamente não ter vocação nenhuma”.
Pois os indivíduos não possuem uma função determinante, eles tem o direito de escolha dele desempenhar a função que ele desejar, diferente das abelhas, formigas, aranhas, joão-de-barro. O homem pode atuar em diversas áreas, pois não nasceram destinadas à específicas tarefas.
6. Por que a idéia de vocação como ponto central na escolha da profissão tem sido criticada?
Muitas teorias