A importância da história da educação para os futuros pedagogos
O estudo da História da Educação é de extrema importância para o trabalho dos futuros pedagogos, pois auxilia no desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva, diante dos “modismos” que imperam na atualidade em todos os campos, inclusive no sistema educacional.
A “moda” de métodos, técnicas, teorias, reformas e tecnologias devem ser vistas pelos pedagogos com atenção e com certo ceticismo. As novidades aparecem todos os dias e deve-se evitar o frenesi da mudança que serve, regra geral, para que tudo continue na mesma. A História da Educação auxilia na compreensão do passado e a entender o processo evolutivo ao longo do tempo. Os Indivíduos são os produtos da história “O presente não existe sem o passado, e estamos a fabricar o passado todos os dias. Ele é um elemento de nossa memória, é graças a ele que sabemos quem fomos e como somos”, essas foram palavras do cineasta Manuel de Oliveira. Hoje já se tem a consciência de que as pessoas são criadoras da história e não apenas criaturas. As transformações históricas tem influência na educação e deve haver a compreensão que a mudança é feita a partir das experiências de pessoas e lugares concretos.
Num mundo marcado por manifestações globalizadas, onde há uma enorme circulação de ideias e conceitos sem enraizamento, ao mesmo tempo muitas identidades locais, étnicas, culturais ou religiosas é função da história da educação compreender a lógica das identidades múltiplas.
O processo educativo traz o peso e as contribuições do passado e relacionar a história, a História da Educação o presente e o futuro, buscando soluções para os problemas educacionais sempre com a intenção de tornar o presente mais inteligível.
A afirmação bem coerente deve ser refletida: “Não há doutrina pedagógica concebível, grande reforma exequível, sem conhecimento geral dos fatos e das teorias do