Relatório engenharia bíomedica
ENGENHARIA BIOMÉDICA
Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Engenharia Elétrica, do curso de graduação Engenharia Elétrica, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
CONTAGEM
2012
Introdução
O crescente avanço na área da inovação tecnológica trouxe, para a sociedade contemporânea, novas expectativas e mudanças nos processos produtivos, assim como tem exigido diferentes estratégias de incorporação e adaptação, pela população, às tecnologias atuais. Refere-se não apenas às tecnologias na área da comunicação e informática, como também àquelas relacionadas aos campos da medicina e outros serviços inseridos nos contextos da área da saúde.
A Engenharia Biomédica surge neste cenário como um meio de integração para as áreas da engenharia e medicina, em que objetiva-se principalmente a construção de tecnologias biomédicas aplicada à problemas, diagnósticos e tratamento medico dos pacientes assistidos pela rede de atenção à saúde. Observa-se, neste contexto, o surgimento de hospitais modernos, cujos recursos humanos e tecnológicos constituem um sistema de saúde pautado na tecnologia sofisticada, mantida por profissionais altamente qualificados.
Em outra perspectiva, a Engenharia Biomédica é uma especialidade interdisciplinar, relativamente recente, a qual tem prestado substancial contribuição às ciências biomédicas e à tecnologia aplicada à saúde. Ressalta-se que a Engenharia Biomédica apresenta pontos de tangência com outras áreas multidisciplinares do conhecimento, tais como Física Médica, Biomatemática e Informática Médica.
A engenharia biomédica pode ser dividida em quatro subáreas:
Bioengenharia: voltada ao desenvolvimento da ciência biomédica estudando o funcionamento de neurônios e de células cardíacas com o auxílio de modelos matemáticos e simulações computadorizadas de sinais dos sistemas nervoso e muscular visando aplicações em clínica e pesquisa.
Principais atividades desenvolvidas:
•