A importância da comunicação
É nesse contexto que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das empresas. Cabe ressaltar que apenas levantar e possuir um elevado número de informações não dá à empresa a certeza de que isso a torna mais competitiva, mas quando essas informações por meio de processos são armazenadas, gerenciadas e disseminadas na empresa, criando uma cultura organizacional, ela passa a ter um diferencial estratégico perante os seus concorrentes.
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações por intermédio de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, partilha e criação de conhecimento, assim como mediante ferramentas e tecnologias de informação e comunicação. De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
A globalização tem impulsionado ferozmente a competividade em nível mundial, surgindo novas e oportunas tecnologias. Isso faz com que os conhecimentos criados nas organizações tenham um ciclo de renovação cada vez menor. A gestão do conhecimento trata o gerenciamento do conhecimento como um ativo, de forma a buscar sua disseminação e preservação. A