importância da comunicação
O presente trabalho tem como objetivo primordial fundamentar a importância da comunicação.
No mundo organizacional é cada vez mais importante e necessário o uso de processos estruturados para lidar com o fluxo de informações que trafegam interna e externamente no âmbito empresarial.
Atualmente, as organizações estão empenhadas para que o processo de comunicação ocorra com clareza e transparência, visto que, o termo qualidade não é mais um diferencial e sim uma obrigação. Portanto, é através da comunicação que conseguimos formar uma equipe harmoniosa e motivada a promover interação e relacionamento entre as pessoas e os seus respectivos departamentos.
É por esses aspectos que a comunicação empresarial constitui-se de suma importância para o alcance desses objetivos e, exatamente, importante para que tal processo seja articulado com o planejamento estratégico da empresa. A visão da empresa e suas atitudes é que irá atrair os clientes externos e internos, gerando aspectos positivos como: transparência, confiança e lealdade. Os líderes, no entanto, precisam reconhecer a comunicação como algo estratégico na gestão coorporativa, onde agrega valores à produtos e serviços.
2 DESENVOLVIMENTO
A comunicação é voltada para aspectos sociais de toda ordem, os quais determinam sua eficácia. Comunicar portanto, pressupõe tomar como ponto de partida o ambiente social em que emissores e receptores se encontram, vivenciando a linguagem a partir de escolhas adequadas a cada situação comunicativa.
Trata-se de um processo que evolui e transformou-se historicamente. Enquanto integrante da sociedade, portanto ao ser modificada, também modifica as relações sociais.
A comunicação no ambiente empresarial, segundo Rego (1986), deve ser pensada.
“[...] de maneira estratégica, como forma de impulsionar e assessorar a administração na conquista de melhores resultados”.
Deste modo, segundo o autor, “a comunicação deixa de ser considerada despesa para se inserir,