a importância da comunicação
No ambiente das organizações, há tempos atrás e na atualidade a comunicação empresarial tem deixado clara a sua importância, sendo capaz de proporcionar sucesso ás empresas que a utilizam de forma estratégica e até de fechar as portas daquelas que desprezam sua funcionabilidade. No Livro Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional, volume 2, da Difusão Editora organizado por Marlene Marchiori, nas páginas 239 á 247 o autor Paulo Nassar fala justamente da Comunicação como valor estratégico, onde ele destaca a Gestão e comunicação integrada, a Comunicação e missão organizacional e a Comunicação transparente , sustentável e mestiça.
“A comunicação organizacional no Brasil passou a ser vista como um valor estratégico tendo seu inicio em 1960. A ABERJE é um referencial a este acontecimento.
A ABERJE tinha o objetivo de humanizar a comunicação empresarial, inserindo-a na sociedade. Um segundo momento importante para a comunicação foi quando Edison Vaz Musa assumiu uma multinacional no Brasil e implantou uma política de portas abertas fazendo que a empresa tivesse contato com a sociedade. Assim a comunicação organizacional juntou-se cada vez mais aos processos cotidianos de planejamento.
A comunicação é uma habilidade humana, diferente das técnicas e conceituais, por isso, é de importância similar nos mais diversos níveis organizacionais, a maneira de se comportar de expressar é um diferencial também muito importante para qualidade do ambiente da instituição ou organização onde de vê haver sempre transparência para que além de portas também sejam abertos caminhos para o sucesso.”
O tema abordado é imprescindível para a criação e sobrevivência das organizações na sociedade atual, que vem aumentando a cada dia suas exigências, gerando maior concorrência e novos desafios, para as pessoas interessadas em atuar em uma empresa ou instituição de sucesso, pois essas utilizam tal comunicação como valor estratégico.