A importÂncia da comunicaçao
A necessidade de comunicação e, por consequência, o desenvolvimento da linguagem são considerados elementos fundantes do ser humano e das sociedades, por serem os produtos e os produtores de significado da vida humana. Desde os tempos mais remotos, o homem, a linguagem e a comunicação estão imbricados, de forma interdependente e reciprocamente envolvida em um processo em constante transformação. Isso ocorre porque o homem, na condição de indivíduo social, utiliza-se dos meios, dos instrumentos de comunicação e da linguagem para construir sua existência tanto material como psicológica. Neste sentido, percebemos, também, que a vida grupal, pautada no trabalho coletivo, foi organizada e mediada pela comunicação, segundo a qual as pessoas compartilham experiências, ideias e sentimentos.
Em todas as formas de trabalho e em todos os processos de produção, desde os trabalhos autônomos até o trabalho nas fábricas e nas instituições públicas, a comunicação acompanha e engendra o processo de produção. Portanto, é, especialmente, através do trabalho e do uso da linguagem que o homem se constrói e demonstra a sua competência profissional. No entanto, o que se modifica, em diferentes situações da existência humana, é a forma com que utilizamos a linguagem e desempenhamos a comunicação.
A linguagem é uma capacidade inerente a todos os seres humanos que, ao fazerem uso dela, se distinguem dos demais seres vivos. Mas essa capacidade só pode ser exercida pela recorrência a uma língua (um código). Para que um ser humano possa se comunicar é necessário que aprenda (ou crie) um código linguístico verbal ou não-verbal, que seja compreendido por mais pessoas. Para que o exercício da faculdade da linguagem se efetive é necessária a existência de uma determinada língua.
A língua é de natureza supra-individual à medida que é um conjunto de palavras e expressões