A importância da auto-estima
Fator indispensável no desenvolvimento da leitura e da escrita
Pr. Suedem Alceno Medeiros Formado em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins, com Especialização em Psicopedagogia pela Eadcon, com formação Teológica pelo ITQ – Instituto Teológico Quadrangular, reside em Araguaína-TO - Funcionário Público Estadual – SESUS.
E-mail: pr.suedem@gmail.com
________________________________________
Resumo: O objetivo primordial deste artigo é refletir a cerca da importância do aluno ser incentivado a descobrir seus potenciais em relação ao acesso à aprendizagem de leitura e escrita no âmbito da sala de aula. Nesse sentido, o professor precisa recorrer aos conhecimentos didáticos e pedagógicos de forma reflexiva para descobrir como elevar a auto-estima do educando como objetivo de fazê-lo compreender que a capacidade de aprender é algo que todos têm, e que ela se desenvolve a partir da busca da aprendizagem. A prática pedagógica para desenvolver a auto-estima da criança precisa apresentar ações que sejam relacionadas coma vivência cotidiana do aluno, considerando seus conhecimentos assimilados fora do espaço escolar como aprendizagem importante para a construção do conhecimento escolar. É na sala de aula que o professor tem a oportunidade de mostrar ao aluno que a vida comum fora do espaço escolar é também um aprendizado significativo para sua formação intelectual, pessoal e coletiva.
Palavras-chave: leitura; escrita; prática pedagógica; professor; aluno e auto-estima.
1. INTRODUÇÃO É comum em escolas da rede pública, principalmente em salas das séries iniciais do Ensino Fundamental, haver alunos que estão na sala de aula, mas que não apresentam nenhum interesse em realizar as atividades propostas pelo professor. Sempre estão indisciplinados e de certa forma acabam prejudicando o desenvolvimento, inclusive, dos outros