Importancia da atividade esportiva para a auto-estima e qualidade de vida
As grandes competições esportivas da atualidade constituem indiscutivelmente um fenômeno mundial, e enquanto tais são mais um produto da globalização. Não apenas os tradicionais Jogos Olímpicos e as Copas do Mundo de futebol, mas um conjunto cada vez maior de competições esportivas, atinge atualmente um vastíssimo público telespectador. Em praticamente todas as nações do planeta, centenas de milhões de indivíduos compartilham as imagens e signos desta poderosa e crescente indústria do entretenimento, uma verdadeira malha mundial, dotada de milhares de equipamentos esportivos, que atravessa países, expande-se pelas cidades e pelo campo, e que atua intensamente na cultura e nas representações dos lugares.
A educação física está assumindo um novo papel na vida moderna do ser humano, hoje ele se preocupa muito mais com real significado de saúde inserida na realidade da educação física.
Capítulo 1
1.1 Atividade física como auto-estima e qualidade de vida
1.2 Papel da educação física na vida moderna
A literatura acadêmica consagrou a expressão esportes modernos para diferencia-los das atividades assemelhadas que existiam na Antigüidade. Algumas das modalidades esportivas atuais, como o basquetebol e o voleibol, foram de fato criadas neste contexto mais recente, mas muitas outras são resultado da evolução de práticas lúdicas de origem muito remota, tais como o futebol, o pugilismo e várias formas de corrida. Portanto, o que difere mais precisamente os esportes modernos dos anteriores não é propriamente o conjunto de modalidades praticadas, mas sim a natureza e a finalidade destas. Os esportes modernos, em resumo, apresentam grande estrutura jurídico-organizacional, estatuto internacional, regras precisas, aperfeiçoamento constante dos atletas em busca de records, e realiza-se em espaços especificamente elaborados para tal fim, com medições e formas precisas. O individualismo e a competitividade extrema vão distanciando os esportes modernos de sua