A importância da alimentação na escola
Comer é um dos grandes prazeres da vida e através da alimentação o ser humano busca a própria satisfação. As escolhas alimentares dependem da história, cultura e ambiente, bem como das necessidades orgânicas de energia e nutrientes. Família, amigos e crenças são os principais determinantes das escolhas alimentares pessoais. A dieta ideal é aquela que oferece alternativas que possibilitam escolhas alimentares prazerosas, combinando os alimentos e tornando a dieta saudável.
Os hábitos alimentares adquiridos na infância tendem a se solidificar na vida adulta e por isso é importante estimular a formação de hábitos saudáveis o mais precocemente possível. Os hábitos alimentares devem ser entendidos como um fenômeno complexo que envolve a coordenação do desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional, regulados simultaneamente por fatores intrínsecos e extrínsecos. Se por um lado a alimentação fornece o substrato necessário ao organismo para o crescimento e manutenção das funções fisiológicas, está também diretamente relacionada à inserção social do indivíduo, que se inicia na relação mãe-filho até a interação social posterior e está associada a experiências de prazer e sofrimentos afetivos
A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados.
A alimentação na escola é de suma importância, pois garante à criança energia para o período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória. Devem ser evitados longos períodos em jejum e por isso, destaca-se também a importância da realização de um café-da-manhã saudável, o que comprovadamente contribui para o maior desempenho escolar.
Cada criança constitui um indivíduo único, com