Eletrotécnica - lei de lenz
Trataremos neste experimento os princípios das Leis de Faraday e Neumann Lenz, teorias que ajudaram no desenvolvimento da humanidade.
As leis de Faraday e Lenz também é conhecida como lei da indução eletromagnética, essa lei trata-se de um estudo que quantifica a indução eletromagnética criada sob o efeito da criação de corrente elétrica em um circuito exposto a um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante.
A lei da indução de Faraday, elaborada por Michael Faraday em 1831, afirma que “a corrente elétrica induzida em um circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo.” Chegando ao fim na equação mostrada abaixo:
Sendo E o campo elétrico induzido, dl é um elemento infinitesimal do circuito e dΦB/dt é a variação do fluxo magnético.
Já a lei elaborada e expressa matematicamente porFranz Ernst Neumann em 1845 em termos da força eletromotriz, é:
A lei de Faraday-Lenz mostra que a força eletromotriz induzida em um circuito elétrico tem a mesma intensidade em relação a variação do fluxo magnético do circuito.
A análise fundamental de Heinrich Lenz ao estudo da lei, foi a direção da força eletromotriz, ou seja, chegou-se a conclusão de que a corrente induzida no circuito é gerada por um campo magnético, sendo assim, afirma-se que o sentido da corrente é o contrário da variação do campo magnético que o gera. Então, se o campo magnético gerado no circuito está aumentando, o campo magnético gerado irá em direção oposta ao original, ou seja, se opondo ao aumento.
A partir disso, podemos notar que torna-se compatível com o principio da conservação de energia, que mostra que não há uma força de reação a variação do campo magnético e o movimento do magneto ou do circuito não realiza trabalho (Força Nula x Movimento = Zero).
Admitimos então que tal estudo contribuiu para o desenvolvimento de novas