Apostila fisiologia animal
(PRELIMINAR)
Organização
GABRIELA CAILLAVA DA PORCIÚNCULA
Acadêmica do Curso de Zootecnia – Unipampa Dom Pedrito
Bolsista Monitoria de Fisiologia Animal
Orientadora: Tisa Echevarria Leite
Dom Pedrito
2011
1
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FISIOLOGIA ANIMAL
Fisiologia animal
Fisiologia vem do grego physis (natureza) e logos (estudo), sendo o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. Fisiologia Animal é o estudo das funções e dos fenômenos que conferem ao corpo animal suas características próprias.
Níveis de organização do organismo
O corpo humano é composto por níveis de organização associados entre si, sendo estes os níveis químico, celular, tecidual, orgânico, sistêmico e orgânico.
Nível químico: também chamado de nível molecular, inclui todas as substâncias químicas necessárias para manter a vida. Essas substâncias são constituídas de átomos, que são as menores unidades da matéria.
Alguns átomos são essenciais para a manutenção da vida, dentre eles estão o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o cálcio (Ca), o potássio (K) e o sódio (Na).
Os átomos se combinam para formar as moléculas, ou seja, dois ou mais átomos se unem para formar moléculas de proteína, carboidratos, gorduras e vitaminas.
Nível Celular: o conjunto de moléculas combinadas forma as células, que são as unidades estruturais e funcionais de um organismo.
As células possuem estruturas e funções diferentes dependendo da região onde se encontram.
Nível Tecidual: para formar os tecidos ocorre um agrupamento de células semelhantes que realizam uma função particular. Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
2
Nível Orgânico: esse nível é formado por diferentes tipos de tecidos unidos. Os órgãos são compostos por dois ou mais tecidos diferentes, os quais possuem funções