A importância da afetividade na infância
A afetividade é de suma importância na educação infantil. É onde a criança vai deixar seu seio familiar pela primeira vez e ir para um lugar totalmente novo, com pessoas desconhecidas. É preciso que o educador seja uma pessoa amorosa, que observe seus alunos com carinho e atenção, podendo assim, ajuda-lo a buscar seu potencial, mostranto no que ele é bom.
A escola precisa ser um lugar acolhedor, um lugar onde pode-se trabalhar a afetividade com a criança, a escola deve ser humanizada.
O professor precisa conhecer seus alunos, precisa conhecer o meio pela qual ele vive, só assim ele conseguirá obter com êxito um processo de ensino aprendizagem.
As escolas muitas vezes só transmitem o conhecimento, deixando de lado o trabalho do desenvolvimento humano, relacionado ao aspecto cognitivo, onde na verdade o aspecto afetivo é considerado como processo distante da relação do conhecimento.
É atraves dos movimentos das crianças que poderemos saber seu estado emocional. O professor tem que ficar atento e observar a alegria, o medo ou a tristeza do aluno e tentar entender o que lhe desagradou ou agradou.
Na teoria Walloniana o meio, tanto físico como social em que a criança vive é muito importante, exercendo uma grande influência no desenvolvimento da criança.
Fica evidente que depende da afetividade do educador para que o aprendizado desta criança seja efetivo. A relação educativa do educador é a mais pura demonstração de carinho e amor com a profissão, e forma de afetividade aos seus alunos.