projeto de ensino
Afetividade na educação infantil
CONSTRUINDO LAÇOS AFETIVOS
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de .Afetividade na Educação Infantil.......
Orientador: Prof Bernardete de Lourdes Streinsky Strang, Cyntia Simioni França, Mari Clair Moro Nascimento, Okçana Battini.
TREVISOL Camila Afetividade na educação infantil CONSTRUINDO LAÇOS AFETIVOS 28 folhas. Projeto de Ensino (Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Maravilha 2014.
RESUMO.
A educação infantil foi vista durante um grande tempo como uma forma de cuidar sem contar com nenhuma preocupação ,há respeito , ao caráter pedagógico que está inserido no contexto educacional. falando de qualidade na educação infantil, a questão da afetividade passa a fazer parte da rotina e cotidiano educacional. estudos realizados deixam claro que a afetividade está ligada intimamente ao aprendizado infantil, sendo que as emoções e os sentimentos foram muito estudados por importantes teóricos. segundo La Taille (1992 )Jean Piaget (1896-1980) foi um dos primeiros autores que questionou as teorias sobre a afetividade e a cognição como aspectos funcionais separados. para Jean Piaget, “o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo”. paralelo ao desenvolvimento cognitivo está o desenvolvimento afetivo. afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral. conforme Piaget (1995) elas são inseparáveis, pois, defende que toda ação e pensamento comportam um aspecto cognitivo, representado pelas estruturas mentais, e um aspecto afetivo, representado por uma energética, que é a afetividade. Rubens Alves (2000) enfatiza que o professor, aquele que ensina com alegria, que ama sua profissão, não morre jamais. Ele diz: