PROJETO DE ENSINO
Tema: As Tiras da Mafalda como recurso pedagógico nas aulas de Língua Materna no Ensino Fundamental: uma reflexão sobre a importância dos gêneros textuais no processo de leitura e escrita. Edna Barros Costa Dra. Rosa Maria de Souza Brasil (Orientadora)
I-IDENTIFICAÇÃO
1.1– Delimitação do tema: Práticas significativas de leitura e escrita a partir do gênero tiras, da Mafalda, a serem desenvolvidas no ensino fundamental.
1.2 - Público alvo: Alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino.
1.3 Carga-horária: 48 horas/aula (45minutos cada aula).
1.4 – Período: três meses. Setembro- Outubro- Novembro.
1.5 - Local: Escola de Ensino Fundamental General Gurjão.
II-JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que todos os textos se manifestam sempre num ou noutro gênero textual, um maior conhecimento do funcionamento dos gêneros textuais é importante tanto para a produção como para a compreensão. Em certo sentido, é essa idéia básica que se acha no centro dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) quando sugerem que o trabalho com o texto deve ser feito com/nos gêneros textuais, sejam eles orais ou escritos. Essa é a proposta central de nosso projeto de ensino, trabalhar e analisar o gênero tiras em quadrinhos especificamente as tiras da Mafalda, do cartunista argentino Quino.
Estudos atuais sobre a educação, mais especificamente no campo de ensino de língua materna, mostram que trabalhar com gêneros textuais na sala de aula favorece a atividade de leitura e a produção textual. No entanto, ainda há uma insistência por parte de alguns educadores em analisar a língua de um ponto de vista cristalizado e inócuo que não valoriza o texto como um evento comunicativo situado em um contexto específico e que não faz referência ao estudo dos gêneros textuais de forma